Filhote – Você está preparado?

Pense bem antes de comprar seu filhote se você está preparado para recebê-lo. Filhotes precisam de carinho, atenção, vacinas mensais, exercícios diários e educação.

Se você está disposto a gastar seu tempo e dinheiro com tudo isso, siga em frente. Se não, pense melhor e reveja se ter um filhote de Labrador em casa é que você realmente deseja.

Ao escrevermos esse texto, nossa idéia não é desencorajá-los a ter um Labrador, mas sim conscientizá-los sobre toda a responsabilidade envolvida na compra de um filhote. Um cachorro é uma vida que está sob sua responsabilidade (a expectativa de vida de um Lab é de 12 a 15 anos). Sendo assim, expomos abaixo alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de decidir se o Labrador é a raça certa para você e sua família.

O Labrador é um cachorro de grande porte, ativo e por isso precisa fazer exercícios diariamente. Se você mora em apartamento, saiba que será fundamental sair com seu peludo pelo menos duas vezes por dia para que ele possa se exercitar (dois passeios de 40 minutos seriam o ideal). A falta de exercício pode tornar seu filhote ansioso e destrutivo.

E não se esqueça, Labradores são cães de companhia, vivem para agradar o seu dono. Se você precisa deixar seu Labrador sozinho o dia todo, lembre-se de na volta dar-lhe bastante atenção, brincar e gastar algum tempo do seu dia com ele. Afinal, ele precisa muito de você e do seu carinho! Além disso, ao sair você deve deixá-lo com vários brinquedos (sempre com diferentes texturas) para que seu filhote possa se distrair ao longo do dia. É importante que ele tenha brinquedos para ocupar não só a boca, mas também a cabeça. Existe hoje no mercado uma série de brinquedos inteligentes próprios para cães que passam muito tempo sozinhos; como por exemplo: brinquedos recheáveis e quebra-cabeças para cachorro. Ainda assim, ele pode achar que seu sapato ou os pés de sua cama são mais gostosos do que os seus brinquedos. Portanto, esteja preparado para pequenos incidentes. Afinal, seu cãozinho ainda é um bebê e está aprendendo a se comportar.

Mais um detalhe importante: cães precisam e gostam de rotina. Crie uma rotina para o seu filhote que se adeque a sua realidade. Estabeleça horários parar alimentá-lo, para saídas e passeios e para ele ir ao banheiro caso não faça suas necessidades dentro de casa. Ele agradece!

Mais uma coisa: todo cão precisa de um líder e você deve ser esse líder. Cães estão acostumados a viver em grupo e caso você não assuma essa posição, ele a assumirá por você e isso pode trazer comportamentos nada agradáveis, tais como: achar que aquela poltrona que você adora é dele, que aquele seu chinelo é o brinquedo que ele mais gosta e só vai devolvê-lo a você quando ele quiser. Assuma o seu posto de liderança na matilha, pois assim você e seu filhote certamente terão menos problemas.

Bruna Portilho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *